Vestiu a camisa, tem que fazer gol

Onde estão os jogadores? Talvez na internet?
                       Listen! 

Encontramos igrejas que parecem um verdadeiro campo de futebol: 22 pessoas correndo como loucas e quase que se matando no campo, enquanto que 40 mil, aproximadamente, estão sentadas na arquibancada, olhando, torcendo, criticando e tentando aprender. De repente, quase no fim do jogo, alguém levanta a mão e todo mundo grita: “GOL... Gol!!!” Irmãos, ATENÇÃO, esta é a falsa igreja. A verdadeira igreja é aquela em que as 40 mil pessoas estão no gramado.


A benção da Perseguição

Podemos aprender na Bíblia que chegou um momento na história da Igreja em que ela parou de jogar. Parou de atacar, defender, lutar e competir. Passou mais a ver como ela estava, o que precisava, o que ainda não sabia, e assim não foi mais se desenvolvendo como deveria. Aos poucos, a Igreja foi caindo em quantidade e qualidade. Havia-se ainda qualidade em conhecimento, mas só isso não basta - esta não é a essência. E então o que Deus fez? Mandou a benção da perseguição, para que assim a Igreja voltasse a jogar, a atacar e fazer seus gols. E assim os 40 mil deixaram de pensar em si e olhar apenas aos 22 (aqueles que estavam atacando exaustivamente) e voltaram a jogar também, como Deus sempre quis.


Os jogadores

Quem são os 22 jogadores? São os pastores, missionários e todos aqueles que vivem realizando boas obras, espalhando a Boa Notícia.

PROBLEMA:  O pastor deve ser o técnico e não o principal jogador. O papel principal do pastor não deveria ser o de ganhar almas, mas sim o de pastorear e fortalecer o seu time, e este sim é quem vai atacar e ganhá-las. Esses 22 jogadores não saem simplesmente para ganhar almas, mas para formar mais times que ganharão mais almas, que ganharão mais almas, que ganharão mais almas.

Por isso, o irmãozinho amado que está sentado no banco da igreja há anos não pode apenas torcer para que o pastor ataque e continue atacando muito, mas sim, ele mesmo que deve ir e atacar. A simpatia não substitui a ação. Nunca substituiu.

Os pastores e líderes de uma igreja não são e nem devem ser as pessoas que mais jogam, mas os que formam pequenos jogadores a tornarem-se grandes e maravilhosos jogadores, que dêem frutos e mais frutos, para a glória de Deus.

Se nós somos os jogadores, quem está torcendo por nós? Quem é a arquibancada? É Jesus Cristo, Deus, e os milhões e milhões de anjos. Todos torcendo, vibrando e fazendo festas de acordo com os frutos que damos. Dê frutos. E se algo, mesmo pequeno que for, faltar a nós, eles terão o prazer de nos ajudar. Sem criticarmos!

Todo membro de igreja é um jogador, é um missionário. A missão que Deus nos deu tem tudo haver com os dois maiores mandamentos, portanto, sim, todo membro de igreja é um missionário.


Qual a diferença de vida entre um jogador (um missionário, um cristão) e um esquenta banco?

O jogador é: 
    • Cheio do Espírito Santo
    • Esforçado, tentando ultrapassar seus limites
    • Perseverante nos propósitos de Deus
    • Uma pessoa que ora sem cessar
    • Aquele que dá o máximo de si, para o cumprimento da Grande Comissão, e da obra de Cristo em si e no mundo
    • Aquele que não tira e nem troca a sua camisa (Jesus Cristo) por nenhum outro time


O esquenta banco: 
  • Vive como vive o sistema do mundo
  • Junta tesouros na terra
  • Faz o que todos fazem, sem ser a diferença
  • Não se interessa com a leitura da Palavra para fortificar-se e iluminar-se
  • Não liga se é ativo na igreja ou não
  • Não se entrega para os propósitos de Deus e da igreja (declaração de propósitos) 
Portanto, caro cristão, não seja um torcedor, seja um jogador. Imagine a torcida vibrando por isso, ao vê-lo atacar. Repito: A simpatia não substitui a ação.

Deus não quer pessoas que só querem saber Dele quando vão de domingo na igreja, quando se reúnem e discutem como está o jogo. E estes ainda criticam o que está bom, o que está ruim e o que falta.
Deus quer pessoas que estejam trabalhando...
• “Ah, mas eu já contribuo para este time, para a igreja.” Isto é pouco. Você serve muito mais do que só contribuir.
• “Ah, mas eu já oro para este time, pela igreja.” Isto é pouco. Você serve muito mais do que só orar.
• “Ah, mas eu já vibro bastante com os que vão e fazem a obra. Me alegro com eles. Não falo nada mal deles. Muitas vezes fico até bem quietinho, deixando eles fazerem o seu trabalho para este time, para a igreja. E ainda, nunca falei mal do jogador... (pastor)!” Apenas torcer pro time não é uma missão. Não estou falando que isso é errado, mas isto é muito pouco. Você foi criado para muito mais do que isso. A missão é agir. Deus disse para não aparecermos a Ele de mãos vazias. Faça gols!


Conclusão

Um dia comprei uma camiseta escrita: “Fácil é ter JESUS no peito. Difícil é ter PEITO para falar de Jesus.” Pois é, cristão, você já está escalado! Já vestiu a veste branca. Já foi posto no campo. A bola (Palavra) já está com você. Basta só você jogar a fazer os gols. Isso é tudo o que os torcedores espirituais esperam de você! Bem que esses torcedores (anjos)gostariam de estar no seu lugar, mas Deus deixou este priviléegio à você. Sim, você!

O campo que jogamos é muito grande e há muito o que fazer. Aonde Deus te colocou é para você atacar, e quando Deus disser: “Agora saia do gol e vá para o ataque”, você vai. Quando Ele falar: “Vá para outro time, lá em...”, você vai. Quando falar: “Fique no banco para aprender”, você fica, mas não se acostume, como acontece com muitos. E quando Ele disser: “Continue treinando, meu filho”, você treina, dando o máximo de si para ser o melhor jogador neste campo.

Cristão, quem é que vai entrar no Campo? A resposta que deve soar em alto, forte e bom som é: SOU EU! Todo o potencial que Deus te concedeu foi para expandir a Sua glória, o Seu evangelho em toda a Terra. Não viva em vão com seus dons. Use-os ao máximo. Deus usa vidas, e Ele quer usar você. Deus te salvou, te transformou para fazer de você um transformador, um agente de transformação. Ore: “Eu coloco Senhor a minha vida em Tuas mãos. Enche-me do Teu Espírito, como presidente da minha vida. Pode usar da minha vida onde e como o Senhor quiser.”

Eu, Glauber Destro, gostaria que cada família cristã fizesse um belo de um trabalho (jogo) em sua casa. Realizando pequenos estudos bíblicos, no mínimo informais. E aos poucos, fazendo de cada casa, uma igreja.
Em nome de Jesus, não viva no banco. Levante-se, e ande. Você que está cego, comece a ver! Você que não fala nada, abra a boca e fale! Amar é agir. A missão é agir.

3 comentários:

  1. Olá Glauber, conheci seu Blog através do Facebook no Grupo "Leitura Evangélica".
    Este seu texto comparando o trabalho da grande Comissão que Jesus Cristo nos enviou a realizar, com um jogo de futebol, nos transmitiu com bastante clareza todos os lances dos cristãos que querem se esquivar de fazerem a parte que lhes foi confiada.
    Parabéns pelo texto, você foi muito feliz nessa comparação!!!
    Abraços fraternais.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Sonia! Graças a Deus!
    Estou gostando muito deste grupo "Leitura Evangélica". Tenho encontrado bons textos e mais amigos!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Glauber!
    Vamos fazer o que Jesus nos comissionou..."IDE FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS LAS NAÇÕES"
    (Atenção: vc e eu fomos convocados, e a partida já começou...)
    gd abraço fraterno

    Missionário
    João Continente Filho

    ResponderExcluir

 
Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?

Arquivo do blog