Antecipe as tendências, seja mais jornalista

Como enfrentar este mundo tão comunicador?

O mundo está afogado de informações. Além de existir tantos veículos jornalísticos migrando para a Internet, ainda há milhões de pessoas com blogs, fotologs, sites pessoais, acrescentando na rede mais informações e opiniões. Em outras palavras, os jovens de hoje estão se tornando cada vez mais jornalistas. Diante disso, o que sobra para o novo jornalista? Como enfrentar esse mundo atual tão comunicador?

O papel do jornalista nunca foi tão essencial na história, para as pessoas conseguirem as informações importantes. Como o gerente-geral de conteúdo dos sites BOL e ZIP, Ricardo Fotios, disse: “O profissional tem de ser um bom jornalista”.

Já utilizamos comumente a Internet. Logo ela terá mais poder do que já possui. O número de pessoas com acesso a computador e ligadas à Internet tende a aumentar muito mais. Com isso, a convivência do jornalista online à rede se estenderá bastante. Os veículos midiáticos ainda estão começando a usar as novas ferramentas digitais, por isso, é bom corrermos atrás para fazermos o mesmo.

Se o novo jornalista quiser sobreviver em sua carreira, não há como não fazer parte do mundo digital. Para acompanhar as mudanças do mundo, todo jornalista precisa ser também um jornalista online, conectado diretamente com todo o mundo. Quer trabalhe numa revista, jornal, televisão, rádio ou sendo um simples professor de jornalismo, de qualquer forma o jornalista vai se deparar cada vez mais com o mundo online.

Com um mundo cada vez mais globalizado, o jornalista tem hoje a capacidade de disseminar toda a sua informação num âmbito mundial, pelo seu potencial de gerar, transportar, distribuir e manipular uma comunicação em massa. Por isso, não basta um jornalista ser “um bom profissional”, mas sim, deve ir além disso, para se destacar frente ao mundo atual.


Criando novos jornalistas

São as faculdades de jornalismo e os cursos extracurriculares que formam o jornalista para a nova geração do jornalismo. Com o advento do jornalismo online, será que os cursos estão formando jornalistas capacitados para lidar com está nova mídia?

Para os editores do Estadão Online, não há uma deficiência nas universidades para formar jornalistas online, pois praticamente do mesmo jeito que se faz no jornal impresso, é passado para o online. A diferença é a agilidade e o grau acima de perceber coisas vão ao ar rápido e saber lidar com as inúmeras ferramentas que a internet dá para implementar no jornal online.

O que o estudante de jornalismo poderia aprender mais seria mais de algumas noções básicas da web como:

  • HTML básico
  • Produção de páginas na Web
  • Produção digital de áudio e vídeo, e técnicas relacionadas com programação web
  • Saber sincronizar bem o texto com a foto, o vídeo, o áudio, entre outras ferramentas, tudo junto na web
  • Cada estudante de jornalista começar a ter o seu blog.


O blog já é uma ferramenta pessoal jornalística, como também um meio de aprender o jornalismo online.


Seja editor

Ter blogs ou sites pessoais e saber conciliar todos os veículos midiáticos existentes para dentro da web deve estar no sangue do jornalista. Mas isto qualquer um, mesmo não sendo jornalista, pode fazer, e até mesmo melhor do que nós. Por isso, para ultrapassarmos este limite, devemos ser grandes editores, ou seja, sabermos separar bem o joio do trigo.

É nosso papel mostrar o que é bom, a boa notícia, com todas as ferramentas necessárias e da melhor forma possível. O que as pessoas vão querer é saber tudo, e em cada notícia, querer retirar o máximo que pode dela. É para isso que precisamos estar prontos.


Seja curador
Muitas notícias de um mesmo assunto vão surgir na rede, todas apontando diversos aspectos e com muitas informações e opiniões distintas. Daí que entra o novo jornalista, sabendo diferenciar, além do joio do trigo, o que é confiável e o que não é. Será o nosso papel, pensar, apurar, julgar e curar as notícias.

Todos nós sabemos que isto não é fácil. Mas é necessário para ganharmos credibilidade, reconhecimento e deixarmos o nosso “nome”, a nossa marca.

O que não pode acontecer com o jornalista é ficar refém dos acontecimentos do dia-a-dia. Devemos ter um olhar crítico diante de tudo o que nos apresenta.


Crie emoções

Ir além não significa apenas reger bem a arte do jornalismo, mas também conhecer marketing, publicidade, relações públicas e quanto mais, melhor. Como o mundo está se globalizando, o mundo digital parece ser o que mais precisa de todas essas áreas num mesmo ambiente. Se você já tiver um pouco de algumas delas, melhor será para você.


Quando aprendemos a usar recursos de marketing ou publicidade, por exemplo, no nosso conteúdo jornalístico online, isto através das interatividades que hoje existem, criamos mais emoções. Com isso, conseguimos alcançar um público maior de internautas, atingir o nosso objetivo, num melhor desenvolvimento da matéria, e ultrapassamos a concorrência simplesmente informou a notícia.

Qualquer jornalista que saiba marketing compreende que o ser humano é movido pelos desejos, angústias e necessidades. Qualquer jornalista publicitário sabe que trocamos sonhos por ilusões e que somos persuadidos e conduzidos pela manipulação dos nossos sentimentos mais egoístas.

Em outras palavras, o que hoje está mais fácil ao jornalista, por conta das ferramentas multimídias, é criar emoções às pessoas. Devemos aprender a criar mais emoções através das notícias, usando as ferramentas onlines. Notícia é tudo aquilo que mexe com o bolso, a saúde ou a vida das pessoas, e com o avanço da Internet, cada vez mais podemos fazer com que as pessoas se interagem com a notícia. Quando criamos emoções na notícia, as pessoas lembram mais da matéria, ou seja, lembram mais de nós. Ficamos mais renomados e criamos um vínculo mais com o internauta.


Antecipe necessidades e tendências

Ficar de olho em tudo e todos sempre foi uma característica do jornalista. Mas cada vez isto está ficando mais importante e se destacando, isto por causa da unificação das pessoas neste mundo globalizado. É por isso que precisamos estar atentos na vida do nosso público. Saber o que eles pensam, o que eles estão fazendo, o que estão buscando e o que querem.


Acompanhar as novas tecnologias também é importante. A tecnologia avança, e muito, e do mesmo modo que ela corre, nós também devemos correr, ou melhor, voar. A questão é que quanto mais à frente das novas tecnologias e tendências ficamos, mais bem sucedidos podemos ser.

Em outras palavras, nós devemos ser um agente de transformação. Pudemos ler neste livro que, quando o jornalismo digital entrou no país, os jornalistas precisaram ser transformados para o novo mundo digital. O que aconteceria se apenas um se transformasse? Com certeza estaria muito bem sucedido, mas outros logo viriam atrás. Por isso, somos nós quem devemos ser agentes de transformação. Dar os primeiros passos e não esperar acontecer para que todos mudem juntos. Isto porque as mudanças do jornalismo digital sempre irão existir. Vimos que a criação dos blogs foi feita por jornalistas, que foram agentes de transformação. Se você localizar uma nova tendência dê logo o primeiro passo e mude você mesmo. Não espere por ninguém. E invista no mundo digital. Para isso precisamos amar mudar, para sermos agentes de transformação.


Frente à Internet, o jornalista online tem a possibilidade de criar constantemente um mercado novo, novo rumos, uma estratégia nova, ou apenas uma nova abordagem. Não há outro veículo, senão a Internet, que nos torna isto possível. Não devemos ser jornalistas que pensem apenas nas teorias ou nos seus meios tradicionais de comunicação, pois isto nos impede de irmos além das possibilidades. A Internet é o lugar onde mais vemos que, através de uma idéia maluca ou boba, simples pessoas tornaram-se grandes pessoas. É o caso do Youtube, do Google, entre muitos outros. Não há outra carreira, senão a de jornalista online, que nos faz ficarmos tão pertos da Internet e suas facetas. As possibilidades de um novo mercado, novas tendências, estão constantemente em nossas mãos. Quem sabe podemos até ousar em dizer que, na Internet, não há impossíveis, tudo é possível. E é aí que entra você...

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Glauber Destro

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Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?

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