A arte de falar em público - Parte 2

Sempre me identifiquei na arte de palestrar. Já ministrei de palestras de "Motivação e Sucesso Pessoal" e depois, palestras sobre "Cooperativismo", "Investimentos" e "Educação Financeira".

Aqui vão minhas antações sobre como ser um bom palestrante. Espero que o ajude à arte de falar em público.


DURANTE A PALESTRA
Leia a Arte de falar em público Parte 1: Antes da Palestra

-  Antes das pessoas aceitarem qualquer coisa, precisam aceitar você
Senão você será a pessoa do produto a ser oferecido.
1. As técnicas usadas antes da palestra já ajudam na confiança das pessoas em você (sorriso, bom humor, fazer amizade, etc.)
2. Fale quem é você e mostre que estão falando com a pessoa certa (quando as pessoas te conhecem, gostam de você; quando gostarem de você, parecerão mais empolgados)
3. Só depois de gostarem de você que eles vão buscar oportunidade de dizer: “Sim!” (de aceitar o que você fala)

-  Guarde os nomes e faça-os guardarem seu nome (saberem quem você é)

-  Faça exemplos usando as pessoas

-  Dê exemplos sobre coisas que interessam ao outro
Com exemplos você pode mostrar que entende e compreende eles: suas dificuldades, qualidades e expectativas.

-  Para cada assunto, faça de forma que eles aceitem o que você diz
Melhor que isso é fazer com que sua idéia seja como se fosse uma idéia deles.
Como fazer isso:
Deixe-os chegarem nas conclusões. Se possível, apenas faça as perguntas certas.

-  Vá ganhando um sim aqui e outro ali
(tirando o “Sim.” das pessoas)
Apenas afirme algo que é bom e pergunte a todos: “Isto é melhor, sim ou não?”, “É ou não é?”, “Não é verdade?”. Por exemplo, se você der um exemplo de alguém que possui um benefício com outro que não possui, depois pergunte afirmando a todos: “Isso é bom pra todo mundo, é ou não é?”.
Observação: Em caso de rejeição, é o momento de ver a objeção e, com isso, comprovar ainda mais o benefício. Se você notar que alguém ainda não concorda, veja sua dúvida. Quanto mais todos confirmam, melhor será.
Quando as pessoas falam “sim” ou quanto mais aceitam o que falamos, a probabilidade de aceitarem o que ofereceremos no final, será bem maior.

-  Aprovação social
Busque aprovações em conjunto. Logo que alguém confirma algo que você disse (como numa escassez, ou nos exemplos, ou em algum benefício), faça haver uma aprovação social, como por exemplo: “Então isto é bom ou não é, pessoal?, Quem não gostaria de ter isso, é ou não é?” Assim, as pessoas que estão em dúvida ou que simplesmente não prestaram atenção no que você disse, apenas por ver a aprovação de todos, também vão aceitando. Uma aprovação social é como um “efeito dominó” ou “Maria vai com as outras”, que influencia, e muito, as decisões das pessoas.

-  Quando alguém falar:
  • Elogie
  • Torne-se verdadeiramente interessado nas outras pessoas
  • Criticar jamais
  • Evite discussões. Respeite as opiniões alheias.

-  Perceba a linguagem do outro (do grupo) 
Se eles se empolgarem, você se empolga. Se ficarem na deles, fique na sua. Não critique o jeito das pessoas.
Se você vê que todos são cultos, demonstre-se mais culto. Se forem menos informados, seja mais informal, faça mais novela e seja mais dinâmico. Esse é o modo mais rápido para alguém se sentir à vontade com você: você demonstra-se como ele.

-  Motivação
Há quem diz que: “Motivação é o que vende.” Quando você diz um benefício aos outros, lembre-se que a sua motivação é o que “vende”, o que convence. Quanto mais motivado você se demonstrar, melhor você chega ao seu propósito.
Aprenda: motivação tem haver com fé. isto é o que te motiva mais. Sua motivação depende de sua fé.

-  Movimentação
Ande pelo palco, pois a movimentação mostra segurança e disposição de comunicar. O que não pode é só ficar parado ou andar como um pêndulo, assim as pessoas não se concentram bem e podem até pegar no sono.

-  Para onde olhar
Não olhe apenas para uma pessoa, nem para ninguém. Procure sempre avistar a todos. Uma dica: divida a platéia mentalmente em quatro partes e passeie o olhar nelas à medida que for falando.

-  Deu branco
Se der branco, pergunte o que o pessoal entendeu até o momento. Vá para o próximo slide. Continue, não informe que você está blocado, vá avante. Você vai conseguir!

-  A técnica da Escassez
O que é mais difícil de se conseguir é melhor. Demonstre a exclusividade de seu benefício, e eles estão tendo “hoje” essa grande oportunidade de crescer.

-  Concorrência
Aponte bem as pessoas que já se associaram diferenciando-as das que ainda não são. A partir disso, mostre as diferenças: os benefícios de quem é sócio e também os possíveis problemas de quem ainda não é. Isto faz com que o não associado perceba que “precisa correr atrás” para adquirir os benefícios também.

-  A entrega de fichas
Se em sua palestra há "fichas", este tópico é para você. Caso não tenha algum tipo de fichas, é bom fazer algum bilhete, cartão ou algo que instigue o outro a "mudar", a agir. O momento de lidar com as fichas é muito importante. Todos precisam estar atentos a você. O melhor momento é imediatamente após os outros confirmarem os benefícios de tudo o que você disse (aceitarem bem suas idéias e estarem positivas para algo novo).
Não só fale da Ficha. Mostre-a. Faça-os a pegarem. Conhecerem o que tem nela. Mostre todos os campos, com calma. Deixe em fácil acesso a retirada de mais Fichas.

-  Lance um desafio
Ao entregar as fichas e falar tudo sobre elas: Lance o desafio/mudança.
Lançar um desafio de mudança, de melhoria pessoal, faz trazer à pessoa a aceitar a sua proposta e a faz perder as objeções dela.

Bom, isto é o que venho aprendendo sobre a arte de falar em público, qualquer consideração: conte comigo, fale comigo. Será um prazer!

Glauber Destro
glauber_destro@hotmail.com

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Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?

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