O futuro do Jornalista Digital

Veja o que grandes jornalistas dizem sobre a evolução do jornalismo:

“Não tem jeito de evitar futuro e o avanço. Você tem q usar o avanço a seu favor. Quando eu comecei a trabalhar em redação tinha máquina de escrever, o computador facilita a guardar informações, ajuda na memória. A tecnologia ajuda a ter memória, a ter rapidez. A Internet é a coisa mais rápida do mundo se você entrar agora,vai ver o transito. Acredito que não seja um veículo para se aprofundar, nunca vai substituir os outros meios de comunicação porque embora imediato não é profundo. Não acredito em fim de jornal e revista por causa da Internet. A Internet vai ser sempre esse meio rápido de você saber as notícias”.
Fátima Souza,
repórter televisiva,
Autora do Livro PCC Facção


“Se vai acabar, eu acho que não vai acabar. Se vai se transformar, eu tenho certeza que vai se transformar. Muito se falou que o rádio, a TV e o impresso iriam acabar. Mas a verdade é que todos permanecem e convivem e acham seu espaço”.
André Bianchi,
Diretor de estratégias digitais e
novos negócios do Grupo Estado


“As possibilidades tecnológicas, definitivamente, alteraram e alterarão ainda mais, as práticas, os formatos e mesmo o entendimento do que seja “jornalismo”. A tecnologia digital passou a permitir a interatividade, o que não aconteceu nos tempos da analógica. Na academia sempre falamos muito contra a “unidirecionalidade” da mídia, do jornalismo, das pautas, dos enfoques, das abordagens etc. O cenário digital permite a “mão dupla”, abrindo espaço para a manifestação dos seres humanos chamados ‘normais’”.
Sebastião Squirra,
Jornalista e autor do livro “Jornalismo Online


“Nós nunca mais seremos os mesmos. Não é apenas uma frase feita e bonitinha. É um fato inegável que nossa relação com a informação – qualquer tipo de informação, seja jornalística, seja de entretenimento, seja de relacionamento, sejam serviços... tudo! – mudou com o advento da Internet. Esse é um caminho sem volta!”.
Paulo Silvestre,
Primeiro jornalista da Folha Online


“Futurologia não é meu forte. Porém, sabemos que a revolução tecnológica ainda está em fase inicial. Muito está por vir e acredito que os paradigmas de produção, distribuição e consumo da informação vão mudar de maneira drástica e mais profunda do que vimos até agora. E isso não deve ser um temor; pelo contrário, deve ser comemorado como um grande passo na evolução das relações sociais, pois, se há algo para o qual o bom jornalismo é indispensável, é para a manutenção do estado de direito democrático e inclusivo”.
Leonardo Oliveira,
Mestre em jornalismo digital pela ECA/USP


“Exatamente como é hoje: rápido, eficiente, amplo e com muita participação do público”.
Ricardo Fotios,
Jornalista, gerente geral de conteúdo dos sites Bol e Zip e
Gerente geral de webmail e bate papo UOL inc.


“Afinal, a realidade é um fluxo constante de novidades e acontecimentos. O jornalismo antigo (impresso) deixa a impressão que história é uma coisa estática e congelada nas letras de forma. E a realidade é dinâmica e mutante. As redes digitais só fazem acompanhar melhor esse dinamismo”.
José Antonio Meira da Rocha,
Jornalista, especialista em informática na Educação e
Mestre em mídias




Leia também:
Glauber Destro

2 comentários:

  1. Arrasou!
    Acho que disseram tudo, o futuro é o agora e a convergência é a grande consequência.

    Adorei o blog e o post!

    @juhbarreto
    http://www.pre-jornalismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Juh! Fico feliz!

    BOM JORNALISMO PRA VOCÊ!

    Já que você é jornalista, recomendo que leie o texto "Antecipe as tendências, seja mais jornalista". Acredito que você vai gostar! :>

    To seguindo seus blogs! Muito bom!

    ResponderExcluir

 
Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?

Arquivo do blog