A BÍBLIA É VERDADE ?

Esta pergunta nos persegue há anos e sua resposta é fundamental para a nossa vida. Se for mentira, então a humanidade está sozinha para decidir como viver. No entanto, se TUDO o que há nela é real, e se o Seu desejo pode ser conhecido, então todos nós temos de escolher se a seguimos e obedecemos ou se vamos ignorá-la e então aceitar as conseqüências. Então vamos lá... vejamos os fatos.

Muitas pessoas quando lêem a bíblia, acha que ela se trata de coisas espirituais, portanto, não se precisa da Bíblia para viver o dia a dia. Sim, a essência da Bíblia está em coisas espirituais. A questão é que Deus também nos deu princípios de como trabalharmos aqui neste mundo físico que Ele criou e disse como que tudo deve ser feito.

“Mas a bíblia é um livro antigo”
Você pode vir com a seguinte questão: “Mas a bíblia é um livro antigo”. Pois bem, eu concordo, mas, que a biblia é um livro ultrapassado, eu discordo. Veja no capitulo 1 de Gênesis: no 1º dia, fomos informados da descrição do processo e a avaliação do processo. Deus fala o que fez, descreve o que fez e avalia o que fez. No 2º dia, Deus só descreve, Ele não fala nada, não tem uma avaliação ali. No 3º dia, Ele descreve o que fez e avalia. No 4º, descreve e avalia. No 5º e 6º, também. Sabe o que é isso? É ISO 9001-2000. Deus já começa com o 1º capitulo da bíblia com o padrão que hoje nós temos: padrão ISO.

Outra coisa interessante é o padrão de Gênesis, ainda no 1º capitulo.

1º dia: luz                                                       4º dia: luzeiros; Sol, Lua e estrelas
2º dia: firmamento; ar e mar                             5º dia: vida marinha e aves
3º dia: terra seca; terra e plantas                      6º dia: animais terrestres e o ser humano

É exatamente este o padrão de produção em série que nós encontramos hoje: você cria um negócio, aí vai criando outro e junto, outro, e junto...

A bíblia diz que, Deus fez a luz e depois as estrelas. Isto está certo. Tem muita luz sem corpo celeste por perto. Luz é energia e a gente precisa entender isso.

Já ouviu falar da pangéia?
É a Terra ter iniciado num só continente. A bíblia diz: “No princípio criou Deus a porção seca”. Ou seja, um super continente. Como pode o Moisés, o autor de Gênesis, saber de algo que nem ao menos foi do tempo dele? Só por Deus mesmo.





Veja um estudo, feito por Rebecca Quenn, a respeito do DNA mitocondrial
É um DNA que só é passado pela mulher. Todos temos o DNA mitocondrial da mãe. Então Rebecca pegou 147 pessoas dos 6 continentes diferentes que não tinham relacionamento de parentesco nenhum uma com as outras. Sabe qual foi a conclusão? Todas essas 147 pessoas vieram de uma mesma e única mulher. (publicação: Nature, vol. 325, pg 31 à 36, 1/1/87) Foi um estudo conhecido como a Eva Mitocondrial. Fascintante? Pior que isso:

Quando viveu a Eva Mitocondrial? Porque, dada às variações, mutações genéticas, seria possível ver quantas mutações aconteceram, o período de estabilização dessas mutações, porque estavam em grupos doferentes, e fazer um calculo reverso. A conclusão? A Eva Mitocondrial viveu entre 6 mil e 6.500 anos atrás. Entre 6 mil e 6.500 anos atrás andou a mulher perfeita. Por que estes estudos não são mostrados? A resposta é simples: porque esta cronologia bate exatamente com a cronologia da bíblia.

Vale a pena também lembrar que o significado do nome Eva é: VIDA!

A respeito da cor de pele
A nossa cor de pele é função do material genético do pai e da mãe. É por isso que temos uma grande variedade. Pergunta: Qual seria a cor d do primeiro casal, ou melhor, de Adão e Eva? Bem, juntemos a parte de homem e de mulher (M e m). Se começarmos com uma casal que tivesse Mm, eles produziriam filhos que tivessem MM ou mm. Se você avançasse gerações, você vai aumentando o numero de cores, mas a cor básica original é a do meio: Mm, Mm. Se você passar mais gerações ainda, não muda nada, só a quantidade varia. Que cor é essa, Mm e Mm? Eles estudaram e viram. É mais ou menos a cor da pele vermelha americana, é na cor da terra. A cor da terra, originalmente, sem misturas, é avermelhada. Não é fascinante que o nome Adão no hebraico significa da terra, ou, da cor da terra.

Você pode falar: “Isso aí são muitas coincidências”. É verdade. O que provam que o Livro é bom! Também... 
  • A bíblia mostra que os seres vivos foram criados prontos, completos; o registro fósseo na paleontologia só mostra seres vivos prontos e completos.
  • A bíblia diz que os seres vivos foram criados em grande quantidade; é exatamente isso o que os registros fósseis nos mostram: uma grande variedade de seres vivos.
  • A bíblia nos fala que os seres vivos foram criados com uma idade aparente, ou seja, eles não evoluíram, já começaram no estágio prontinho; você olha a paleontologia: estuda o que é chamado de explosão do cambriano – significa: a vida aparece pronta, sem antecedente.
  • A bíblia afirma que os seres vivos se espalharam por toda a Terra; nós encontramos fósseis em todos os lugares da Terra.
  • A bíblia nos diz que toda a raça humana veio de um só casal; o DNA mitocondrial mostra isso – todos viemos de uma só mulher.
  • A bíblia nos fala da grande inteligência do homem; a arqueologia tem nos mostrado isso. Nós ficamos impressionados com o que os homens primitivos fizeram.
  • A bíblia nos fala da grande capacidade da realização, da invenção, da agropecuária dos seres humanos; a arqueologia tem nos mostrado isso.

Pegaram rochas do período pré-cambriano, que não tem nada de vida.
Todas essas rochas possuem C14 nelas. Significa que estas rochas avaliadas em 600.000.000 de anos não teriam mais que 250 mil. E pegaram vários fósseis, padrões do período, que vão de 2 milhões a 600 milhões de anos atrás. Viram que todos os fósseis têm a mesma quantidade de C14. Você fala: “E daí?” Sabe o que significa? Que eles não morreram ao longo da história, eles morreram ao mesmo tempo na história, senão eles teriam quantidades diferentes de C14. O teste mostra que todos os fósseis morreram ao mesmo tempo (lembra do dilúvio da bíblia?).

O Dilúvio
Muitos acham que só a bíblia trata dele. Muito pelo contrário, tem mais de 250 relatos no mundo todo falando exatamente do mesmo evento, de culturas que sabemos que nunca tiveram contato uma com as outras. São 5 os elementos principais desses relatos: um homem, salvando os animais através de um barco por causa de um dilúvio que foi causado pela ira dos deuses ou de um Deus. Há até escritos que falam que você podia ir visitar e ver alguns artefatos da arca. O problema: então por que não vão lá e descobrem esta arca de Noé de uma vez? Tem alguns probleminhas: 1º, segundo a bíblia e as tradições, no monte Araratis (região entre a Turquia, Armênia, Azerbaijão e o Irã) o problema é político. Os 4 países se julgam o dono do monte Araratis. Em 2º lugar, é o posicionamento. Tem 22km2 para procurar, é muito íngreme, tem geleiras que dificilmente se derretem. Duas pessoas dizem ter visto a arca, em tempos diferentes e a descrição interna e externa da arca e o lugar eram iguais.

A respeito do dilúvio, a Evolução nos diz que a coluna geológica (como estão as camadas da terra e os fósseis) é resultado de erosão e sedimentação. A proposta dos Criacionistas é que foi de um dilúvio e sedimentação. Do lado da Evolução, você tem 600 milhões de anos para que isso acontecesse e não tem como ser comprovado em laboratório. Do outro lado, um ano seria suficiente para produzir tudo: a coluna geológica com os fósseis na ordem que encontramos e tudo mais, e isto é feito em laboratório.

Cada um crê naquilo que quiser acreditar. Não é por falta de evidência.

A respeito da separação das línguas
Nós temos dentro da área da lingüística geográfica mostrando claramente que isto só pode ter acontecido; que praticamente todos os povos devem ter vindo de uma região perto do Oriente Médio, porque na parte de fonemas, parece que tudo se origina naquela região. É exatamente como está na bíblia.

E a bíblia trata de uma lista de povos que nós hoje conhecemos, mas ela tratava de um especificamente que era desconhecido, os Etitas. Muito foi falado sob eles que: “Não, a bíblia está errada. Só a bíblia fala sobre este povo.” De repente descobriram que este povo pequeno existiu e descobriram muita coisa a respeito deles.






A bíblia mostra pessoas com idades muito altas
Quando nós fazemos um estudo a respeito de toda a seqüência de idade e gerações antepassadas, o que é interessante é que nós chegamos a algo mais ou menos assim: acontece uma curva, há uma curva muito grande. Essa curva trata de modelos de deterioração. Significa o quê? Que o planeta Terra experimentou alguma coisa que afetou a longevidade dos seres humanos. Isto é o intervalo de confiança que nós temos, por causa desta curva.

Na bíblia, Josué fez uma oração para que o sol parasse.
A bíblia nos diz que o sol estava bem acima dele e a lua estava se pondo (isto daí é a 4ª minguante). E a ciência consegue saber o que aconteceu, só não consegue explicar como aconteceu. 1º, a pergunta básica é: o que parou? Porque nós estamos trabalhando com planos de referência. Você está parado? Não, porque a Terra está girando. Quem estivesse no sol, vamos dizer, veria você passando e não parado. E se essa pessoa estivesse um pouco acima do sol para não se queimar, ele veria você girando e a Terra girando em volta do sol. O que está parado? É difícil dizer. Somente aquele que estivesse num plano de superfície totalmente inerte, parado, em relação ao universo todo, poderia nos dizer o que parou. Ele diz, só Ele poderia dizer o que parou. Do ponto de vista da ciência, sabe o que parou? O universo.

Você fala: “Você está brincando., imagina parar o universo?”, imagina criar o universo!

Em Apocalipse diz que o sol escurecerá.
A pergunta é: é possível isso? Porque se não for, estão mentindo. Resposta: é verdade. Isto é uma descrição muito precisa dentro daquilo que nós conhecemos de uma estrela se transformando numa gigante vermelha. Uma gigante vermelha seria o quê? Uma estrela explode a camada externa dela, e daí ela não tem mais uma pressão muito grande e ela começa, literalmente, a inchar. Só que, por ela não ter mais essa camada brilhante externa, ela é avermelhada, e vai crescendo, e vai engolindo tudo o que está na frente. Só que essa primeira explosão dela produz uma onda de calor tão grande, mais tão grande, que queima praticamente tudo o que está na frente. E no livro de apocalipse fala que os homens blasfemarão contra Deus por causa de um intenso calor que veio sobre eles.

Sim, a bíblia está certa no que diz, isto é o que nós vemos acontecer em nossas estrelas.

"Toda a ciência devidamente estabelecida e toda a bíblia corretamente interpretada, nunca cairão em contradição. Teoria científica não é ciência estabelecida."

Este estudo fiz quando estudava no colegial e fazia estudos bíblicos aos alunos na hora do intervalo da escola. Todo o conteúdo foi extraído de palestras que vi do físico Adauto Lourenço, ele possui um site sobre o tema, chamado Universo Criacionista.

Veja também:

Glauber Destro
glauber_destro@hotmail.com

Um comentário:

  1. Adorei o seu estudo, creio muito na Biblía e em seu idealizador, que gênio, não?! Só podia ser DEUS!
    Mandei as informações sobre o +Addthis no seu hotmail. Espero que dê certo :)

    Obrigada por suas palavras no Pre-Jornalismo!

    Bjs Juh

    ResponderExcluir

 
Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?

Arquivo do blog