É hora de aquietar-se

                                  
Quanto tempo temos separado para refletir no que estamos fazendo?Listen!


Quando estivermos em dúvida ou dificuldade, quando muitas vozes nos recomendarem com insistência esta ou aquela direção e a pressão aumentar, façamos um tempo de silêncio. Fiquemos quietos, silenciando cada voz intrusa e aquietando-nos para um momento de devaneios. Todos os nossos desafios vêm recheados de possibilidades, mas muitas vezes não as vemos, pois negligenciamos o tempo necessário para vê-las. Se não nos aquiertamos, como conseguiremos enxergar com clareza o que é preciso, como inovaremos ou como saberemos onde estamos errando?

Os caminhos que temos que percorrer para o sucesso está recheado de desafios e adversidades. E os homens mais ilustres deste mundo, que tinham grandes desafios, usavam a quietude para se prepararem às adversidades. Eles eram brilhantes na arte de pensar.

Um dos homens que mais conhecemos, Jesus Cristo, teve grandes desafios – senão os maiores. Mesmo em meio a tantas atividades, esperava o anoitecer para subir ao monte e, ali, ter seu momento de solitude. Albert Einstein, com certeza, dedicava uma grande parte do seu tempo pensando no problema, do que realizando. É assim que ele conseguia transgredir as regras, utilizar a criatividade e inovar tanto. “A imaginação é mais importante do que o conhecimento”, dizia ele. E também: “Eu não sou mais inteligente do que os outros. A única diferença é que passo mais tempo com os problemas. (...) Não tenho nenhum dom especial. Sou só apaixonadamente curioso.”

Parar para pensar, parar para refletir tanto nos problemas quanto nas outras atividades, ser curioso e usar a arte de silenciar-se são atos admiráveis de um homem. Se é isso o que os grandes homens faziam, quanto mais nós devemos fazê-lo? Parece que o momento de quietude serve para termos uma visão maior do todo, para enxergarmos o que até então ainda não vimos e para nos moldar ao o que está por vir. Abraham Lincoln disse uma vez: “Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, passaria seis horas afiando o meu machado.”

Quanto tempo temos separado para refletir no que temos feito? São as atividades do nosso trabalho que têm gerenciado nossa vida ou somos nós que temos gerenciado nossas atividades? Precisamos compreender que a especialidade da inteligência humana é expandir a arte de pensar, criar, libertar o pensamento, e não decorar e repetir informações e atividades. Aí vai então uma ótima lição dos grandes homens para vencermos nossos desafios: quando aparecer uma adversidade à sua frente, PARE! É hora de aquietar-se. Você ficará surpreso com o quanto será capaz de realizar.

Glauber Destro

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, voce se supera a cada dia. Me orgulho muito de você! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo
    Parabeni, apprezzo molto il reflexao

    ResponderExcluir

 
Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?