A montagem de uma equipe inovadora começa com a escolha do líder.
Leia também: Formando equipes inovadoras - Parte 1
O verdadeiro segredo.
"O verdadeiro segredo", disse Chad Holliday, presidente mundial da DuPont, "é montar a equipe certa para desenvolver cada projeto. Gostamos de pessoas radicais, que pensam diferente, pessoas que simplesmente não seguem ordens com facilidade. As pessoas nessas equipes inovadoras são diversificadas. São homens e mulheres que vêm de diferentes culturas e áreas de atuação, com passados acadêmicos diversos. Elas questionam as verdades. É isso que gera uma cultura criativa.
Elas questionam a verdade.
Resposta do Thomas Edison quando um funcionário novo lhe perguntou sob as normas do laboratório: "Não há regras aqui. Estamos tentando criar alguma coisa."
O inovador.
Deixar os funcionários dedicarem 10% de seu tempo para buscar grandes inovações raramente dá certo. O que acontece na prática é que as atribuições do dia-a-dia ocupem esse espaço. O ideal é ter pessoas totalmente dedicadas à inovação.
Confiança gera inovação.
É a confiança entre a equipe que faz gerar grandes resultados.
Uma equipe de fracassados.
É raríssimo acertar na primeira ou segunda tentativa. Daí a necessidade de incluir pessoas que encaram o fracasso como uma oportunidade de aprendizado. Não se preocupam com a preocupação.
Veja a frase de abertura do Congresso do Ipac, e. 2009:
“Não cabe ao líder decidir, tintim por tintim, o q cada um deve fazer, mas dar um norte.” Dica para o líder: Uma ótima maneira de liderar uma equipe inovadora é com exemplos.
Após exprimir o pouco que sei sobre equipe inovadora, gostaria de finalizar com uma frase que gosto e aprendi muito:
“Se você quer construir um navio, não pense em juntar pessoas para providenciar ferramentas, fazer tarefas e montar tudo, mas, ao invés disso, faça-os desejarem ardentemente a imensidão do oceano.”
Glauber Destro
glauber_destro@hotmail.com
Estes são os fragmentos do texto Formando Equipes Inovadoras (Parte 1).
Texto sugerido:
Nenhum comentário: