“Eu sei como são as coisas”

Você acredita mesmo saber como é você e sua vida?
Leia este pequeno texto e reflita sobre isto então.


Achamos que sabemos o que se passa em nossa vida. Como, da minha experiência eu tenho consciência. São coisas que eu sei. O relógio deve estar mostrando a hora errada, mas eu sei a hora certa. Eu sei o momento. Ah, sim! Eu sei! “Eu sei como são as coisas.”

Eu acerto meus pecados. Eu imagino as coisas da maneira certa. Eu me conheço e conheço Deus. Meu ponto de vista é o meu ponto de vista. Vivemos num país democrático, podemos ter opinião, não é? Por isso, pra mim é assim. É isso o que eu sei, o que eu vi, o que eu penso e o que importa. Às vezes estou na preguiça. Às vezes no deserto. Mas tudo bem, “eu sei como são as coisas”.

Entretanto, se olho para trás, vejo que havia tanta coisa que eu não percebia e nem sabia. Mas agora eu sei – ainda acredito que posso viver baseado na minha doce ilusão do “Eu sei como são as coisas.”

Achamos que as coisas vão ficar mais claras pela noite, ao dormir. Mas quando vemos, já dormimos e não deu tempo de pensar, de começar a refletir as grandes questões do dia e da nossa vida, nem de falar com Deus, e mais um dia passou. “Eu sei como são as coisas.” Pois é, e amanhã vem vindo mais um pôr do sol, eu sei. Aliás, mesmo se eu não soubesse, o que importa saber?

As pessoas vivem achando que sabem viver. Jovens, adolescentes e, infelizmente, crianças estão deixando cada dia escorregar em suas mãos, achando saber o que estão fazendo, para onde pretendem ir e, mesmo se vivem com Deus, acreditam que conhecem seu caminho, que são donos de algum conhecimento, de alguma Verdade. Mas a moral, a verdade nua e crua, é que “viemos do pó e do pó voltaremos” (Genesis 3.19). Não passamos de pó, não temos poder em nossas mãos, não passamos de vasos de barro. E isso nós não sabemos. Não! Não sabemos lidar com isso! Pois não queremos nos enxergar como meros vasos de barro.

Sei que, o mais humilhado será exaltado. Sei que o mais rico em conhecimento, obras ou poder pode ser o mais inferior dentre todos. Sei que, mesmo tendo feito as maiores obras na terra e ajudado tanta gente, ainda assim, poderei terei sido um “servo inútil” (Lucas 17.7-10) – como nas palavras do apóstolo Paulo. Nossas palavras e vontades nessa vida não passam de nuvem passageira, um conto ligeiro, um vento suave que corre sem destino, achando que sabe para onde vai. (I Tessalonicenses 4.17; Salmos 90.9,10,12)

Verdadeiramente, a conclusão que chego é essa: sei que não tenho direitos, nem condições, de saber nada. É só isso o que sei plenamente! Pois a única verdade que devemos saber e crer é que só Deus é quem sabe o que é melhor para nós. Ele é quem detém todo o verdadeiro conhecimento e os caminhos e as vidas. É nele que está a minha vida e a sua. Não preciso saber quem sou, mas sim, apenas viver sabendo que, cada dia que passa, estou conhecendo mais a Ele, e com isso, saberei mais do verdadeiro vaso que sou.

Glauber Destro


Assuntos relacionados:

Morais da história:

Com freqüência em guerras teológicas,
Os disputantes, eu suponho,
Prosseguem em total ignorância
Daquilo que cada um dos outros quer dizer,
E discutem sobre um Elefante
Que nenhum deles viu!

"Assim como as palavras falham pra transmitir os pensamentos, os pensamentos também falham para transmitir a realidade." Fenando Pessoa

• Para falarmos alguma coisa (seja uma crítica, julgamento, visão de algo, conhecimentos, etc) só teremos total certeza após vermos tds os ângulos, e nisso, só Deus tem o conhecimento

• Nem somando as partes teremos um Elefante

• Aos olhos humanos, todos estavam certos nos seus pontos de vista, pois podiam comprovar suas convicções, mas aos olhos de Deus, não era nada disso

• Nem nós conseguimos ver o que realmente há em nós mesmos. Não somos oque achamos que somos. Só Deus pode falar.

• Deus sabe até quantos fios de cabelos temos. Ele sabe o presente, passado e futuro.

• Nós não temos condições de sabermos plenamente nada da vida e de tudo, por isso, precisamos do Criador

Não podemos acreditar em NADA que vemos. Não há verdade plena no que vemos. Por isso a bíblia diz que só importa as coisas invisíveis, não as visíveis.

Os pensamentos de Deus são grandes e devêmos busca-los. (Is 55.6-13)

  • Em terra de cego, quem tem um olho anda vendo coisas.
  • Quando algo é tido como verdade, o que é diferente parece mentira.
  • Problemas comuns unem.
  • Se você for falar sobre um bicho para uma pessoa que nunca viu um, melhor fazer com que ela o veja primeiro.
  • Assim os homens se comportam diante da verdade: pegam apenas uma parte, pensam que é o todo e continuam tolos.
  • Achamamos que sabemos algo plenamente, mas na verdade não sabemos, pois não conseguimos ver tudo de todos os angulos.

Nenhum comentário:

 
Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?