Como posso gerenciar minha empresa se no fundo não a vejo como ela realmente é, mas sim, como eu quero?

Cada um tem a sua cultura, o seu modo de ver e compreender as coisas. Mesmo quando somamos todas as partes de um quebra-cabeça, não é possível afirmarmos que “agora sim, sabemos o que está acontecendo e como resolvê-lo”, pois o que teremos concluído terá sido um monte de peças que formam algo possível de ser montado e compreensível, mas não que seja a real imagem do quebra-cabeça.

Como vimos na poesia e vídeo abaixo “Os cegos e o Elefante”, somos como cegos achando que sabemos como é o Elefante, mas no fundo, não passa de um monte de conclusões errôneas, mas bem argumentadas. Posso afirmar isso mais claramente. Achamos que sabemos o que é liderança e como liderar, mas por que então não paramos de ler e ouvir palestras sobre isso? Achamos que sabemos o que é gerenciar, como fazer um gerenciamento de crise, como ensinar. Mas então porque queremos sempre mais? Resposta: porque não sabemos cem por cento. Também, achamos que sabemos quem somos, mas parece que outros funcionários de nossa empresa sabem mais sobre quem somos do que nós mesmos, como pode? Pois é, em terra de cego, quem tem um olho anda vendo coisas. Quando algo é tido como verdade, o que é diferente parece mentira. Problemas comuns unem. Por isso que, quando algo é tido como verdade, o que é diferente parece mentira. E pois bem, achamos que sabemos algo plenamente, mas na verdade não sabemos, pois não conseguimos ver tudo de todos os ângulos.

Será que o que fazemos é a melhor e única forma de fazer? Como sabermos o que está acontecendo e como resolver os problemas de nossa empresa? Aqui vão algumas dicas. Lógico, não há uma fórmula de encontrar a resposta e atitude perfeita (só Deus mesmo), mas, sim, é possível criarmos um ambiente mais favorável a isso.

Em primeiro lugar, saiba quem você é (e não qual seu cargo) e suas limitações. É impressionante como alguns líderes, em momentos de crise, tentam moldar o mundo ao seu modelo, e não ao contrário. “Como posso gerenciar minha empresa ou liderar minha equipe se, no fundo, não a vejo como ela é, mas sim, como eu quero?” Escuta realmente o que o outro tem a dizer, você não é o “Dono da Verdade”. Não podemos acreditar plenamente em nós mesmos, por isso devemos ser mais humildes em nossas atitudes e formas de ver e responder as coisas, dando oportunidade ao outro. Transgrida as regras, era isso que os maiores gênios faziam, como Albert Einstein e Thomas Edson. Faça um ambiente favorável para que isto ocorra, à geração de ideias, soluções, criatividade, fazer o funcionário pensar. É num ambiente informal que a imaginação fica livre. A inquietude de um líder em não aceitar o mundo como ele é, promove um ambiente irreverente desafia as normas, a lógica, a praticidade, a autoridade e as soluções de maior valor. A empresa torna-se mais vida.

E em segundo lugar, não ganhamos nosso salário por nossas atitudes, mas pelo nosso conhecimento. Não é pelo o que fazermos, mas pelo o que somos. Então, não somos pagos para fazer, mas para pensar. Isto é bom ficar bem claro em nossa mente, para que, antes de começarmos a semana e corrermos para solucionar todas as coisas praticamente ao mesmo tempo, possamos nos habituar primeiro a fazer o que há de melhor: pensar. Pergunte-se: Por que fazemos desse jeito? Por que não fazemos? E, ou melhor, por que não fazermos completamente diferente? Eu, particularmente, admiro mais os que utilizam esta última pergunta, pois isto é atualizar-se e faz nossa empresa se diferenciar dos demais.

Quero concluir com uma frase de Fernando Pessoa: "Assim como as palavras falham pra transmitir os pensamentos, os pensamentos também falham para transmitir a realidade." Por isso que na multidão de conselheiros há sabedoria. Desta forma, nossa cultura, hábitos, nosso modo de pensar, ver e compreender as coisas poderão estar sendo moldados a ações que condizem mais com a realidade. Bom trabalho!

Glauber Destro

Um comentário:

  1. Ótimo artigo! Porém também acho que para gerenciar e conhecer a empresa são necessários controles básicos. Atualmente a melhor forma para você gerenciar e conhecer sua empresa é ter um bom programa ( sistema ) de gerenciamento financeiro empresarial. Durante muito tempo gerencie a minha microempresa através de planilhas, e nunca tive bons resultados. Não sabia se minha empresa tinha lucro, quais os produtos que vendia mais, não tinha controle de estoque, etc. Era um verdadeiro desastre. Até que um dia cansei da desorganização e comecei a procurar um bom programa de gerenciamento. Encontrei várias programas bons mas com preço muito caro para uma micro empresa. Depois de muita procura na internet, encontrei esse http://www.2minformatica.com , além de ser barato é um programa completo de gerenciamento empresarial. Hoje conheço e consigo administrar bem melhor minha empresa.

    ResponderExcluir

 
Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?