Quais são suas raizes?

Na raiz só cabe uma coisa. 
O futuro está dentro de você. 
O início pode determinar o seu fim.



O texto a seguir não é igual aos meus outros textos. Costumo escrever sobre comunicação, liderança, cristianismo e sucesso. No entanto, este texto é um dos poucos que falo sobre um tema diverso: a raiz da vida. Te convido agora a entrar no profundo da sua vida e encontrar as raizes que te fazem ser o que é hoje.

A raiz da sua linguagem 
Se você acompanha meus textos, sabe que estou na Itália. Faz um ano e meio que estou aqui. Quando nasci, fui criado ouvindo a língua portuguesa. Mas hoje quando saiu de casa falo apenas o italiano. A questão é que a raiz da minha língua madre ainda prevalece em mim e sempre prevalecerá. Não se pode esconder uma raiz. E esta é a primeira lição que aprendemos. Embora tentamos escondê-la, é a nossa lingua madre que predomina e muitas vezes nos direciona. Nossa linha de raciocínio está inconscientemente ligada a ela.

A raiz do seu dom
Conforme fui crescendo, me apaixonei pela humanas, principalmente pela arte da comunicação, tal como ler, escrever e falar em público. Durante todo o percurso da minha vida, fui e sou movido por este conhecimento. Fiz faculdade de jornalismo, aprendi línguas, escrevi um livro e para sempre serei um rato de biblioteca. Esta é a minha raiz. Não há nada o que fazer. Acredito que todas as minhas futuras escolhas estarão baseadas no ambito do meu dom e de suas várias vertentes.

Raiz espiritual
Minha vida é baseada nos mesmos valores e princípios de vida de Jesus Cristo. Desde pequeno aprendi e apliquei o cristianismo. Hoje tenho princípios e propósitos irreversíveis. Por causa da minha raiz cristã meus valores não estão neste mundo (sucessos e realizações temporárias) mas são eternos. Não posso dizer: "Sou evangélico, espírita e católico." Não é possível, pois nosso coração (nossa raiz) comporta somente UM Senhor: ou eu, ou Deus, ou outros santos e deuses. Ou serviremos a um ou ao outro.

Só há espaço para um
Cada um há a "menina dos seus olhos". Nunca poderei dizer: "Falo 100% português e 100% italiano." Não, pois ou darei mais importância a um ou ao outro. Pense bem e veja que a vida não é gerida como queremos, mas sim continua seguindo os ramos das nossas raizes, e é esta quem influencia nossas escolhas.

O futuro está dentro de você
Aqui vão minhas conclusões, simples e bombásticas. A raiz revela tudo. O início da vida é a principal etapa da escola da vida. Suas decisões futuras podem ser parcialmente premeditadas, basta olhar para trás. Pense bem, o futuro está dentro de você.

Psicólogos e pedagogos acreditam que até os seis anos de idade concretizamos o nosso caráter, seja ele econômino, social, relacional, religioso, etc. Até mesmo a Bíblia, que é a Palavra de Deus, afirma: "Ensine a criança no caminho que ela deve andar, e ela nunca se desviará.", e também: "Tome cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos" (Provérbios 4.24). Possuimos somente algumas raizes, e estas nos moldam diariamente. Construa bem as suas!

Glauber Destro
Jornalista
PS.: Não deixe de me seguir e de adicionar seu email para acompanhar o Blog!

Nenhum comentário:

 
Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?