Em resumo da ópera, existem hoje muitas cooperativas, bancos e serviços financeiros disponíveis a todos. Por isso, há uma transformação em toda a economia para não sermos engolidos. Podemos dizer, agora, que temos uma economia baseada no conhecimento. Só se vende, compra e empresta se houver conhecimento. Se a economia é baseada em conhecimento, o que importa mesmo é a inovação. Ou seja, o único fator de competitividade e o que importa para uma empresa de economia chama-se inovação. A capacidade de inovar!
Inovação só vem de pessoas. Inovação não pode vir por máquinas. O ser humano passou hoje então a ser a chave da estratégia das empresas. O que mais importa para a empresa são os funcionários dela. Quanto mais se investe em pessoas, melhor para o seu crescimento econômico.
Quem não gostaria que todas as equipes de sua empresa fossem inovadoras? Pois bem, a montagem de uma equipe inovadora começa com a escolha do líder.
"O verdadeiro segredo", disse Chad Holliday, presidente mundial da DuPont, "é montar a equipe certa para desenvolver cada projeto. Gostamos de pessoas radicais, que pensam diferente, pessoas que simplesmente não seguem ordens com facilidade. As pessoas nessas equipes inovadoras são diversificadas, são homens e mulheres que vêm de diferentes culturas e áreas de atuação, com passados acadêmicos diversos. Elas questionam as verdades. É isso que gera uma cultura criativa."
Resposta do Thomas Edison quando um funcionário novo lhe perguntou sob as normas do laboratório: "Não há regras aqui. Estamos tentando criar alguma coisa." Para isso, precisa-se confiar. Confiança gera inovação. É a confiança entre a equipe que faz gerar grandes resultados.
Esta é a frase de abertura do Ipac. “Não cabe ao líder decidir, tintim por tintim, o que cada um deve fazer, mas dar um norte.” E este é o resumo da ópera: saber transformar a economia em um conhecimento inovador. Quanto maior o esforço, maior a conquista.
Glauber Destro
glauber_destro@hotmail.com
Este video de Waldez Ludwig mostra sobre quando inovar:
Texto sugerido:
Glauber Destro
glauber_destro@hotmail.com
Nenhum comentário: