A grandeza é algo que muitas pessoas buscam, mas poucas compreendem. Geralmente, só reconhecemos os grandes personagens da história após suas conquistas. Nós os chamamos “grandes” após a conquista de suas vitórias militares, após suas habilidades administrativas ou após conquistarem troféus por seus talentos. O que vemos é o produto final, não o processo.
Como a mente do ser humano é infantil muitas vezes. Temos nossos olhos muito para o que é natural, o que vemos – embora mesmo assim avistamos pouco do que os outros fazem – e enxergamos pouco o que há por trás dos outros, o lado espiritual, os sonhos dos outros, o processo e propósito de cada um.
O mesmo ocorre em todo âmbito de nossa vida. Seja no trabalho, na faculdade ou em casa. Pensamos e vemos muito as realizações dos outros. Esquecemos que qualidade e caráter são formados por meio da experiência. A grandeza vem somente por meio do processo, que sempre inclui um elemento de sofrimento. Quanto maior o esforço, maior a conquista.
Muitas vezes ansiamos pelo produto final, mas tentamos evitar o processo. Por isso, para mim, os grandes homens e mulheres são todos aqueles que não desistem e chegam até o fim. Davi, que foi rei de Israel, era o menino mais insignificante de sua família. Foi preso e humilhado, mas depois exaltado. Apenas Deus enxergava o grande homem que estava na presença de todos. Ai se tivéssemos olhos não como os dos homens, mas como os de Deus.
Eu pergunto: quem são os grandes homens e mulheres que estão todos os dias próximos de você? Quem está no processo para uma grande realização? E a pergunta que mais anseio fazer: quais têm sido suas atitudes e reações para com eles?
Espero que todas as pessoas a sua volta estejam no processo de se tornarem grandes homens. Espero que você esteja prestes a se tornar um destes grandes homens e apresente um excelente legado. Espero que você saiba lidar com o sucesso. E espero que o doar-se, para que os outros se tornem grandes homens, seja parte de sua vida. Grandes homens tornam-se grandes exemplos. Seja você um deles.
Glauber Destro
Nenhum comentário: