Liderança é mobilizar pessoas pela inspiração, é deixar espaço aos outros, é movimentar recursos sem tocá-los. Isto é ver que seus liderados – ou ex-liderados – estão sabendo o que fazer, mesmo sem a sua presença, pois um dia você os capacitou muito bem. Por isso, saiba que você pode estar liderando pessoas sem saber. E por isso que, líder que líder, lidera sem tocar.
Você já ouviu de algum liderado seu algo como: “É incrível, você está sempre com a gente, sem tocar!” Ou, “Sempre que temos que agir, logo nos vem em mente aquelas suas palavras”, ou, “Você ainda é meu líder, obrigado!”. Se você já ouviu uma destas citações, meus parabéns: você está liderando pessoas que te seguirão por toda uma vida.
O bom líder é aquele que mantém a bola no ar, mas sem encostar nela. O que tudo isto significa? Significa que o líder está criando uma “liderança capacitadora” ou “um grupo capacitador”. Isto é, gente capaz de realizar aquilo que você direcionou, sem que você tenha posto a mão na massa, nem ajudado, muito menos participado do processo. Para o líder deixar sua marca e ser capaz de continuar servindo a todos sem que este esteja presente, é necessário ser capacitador. Portanto, pense comigo, se você quer construir um grande navio, não esconda o jogo de sua liderança, não apenas delegue ações, e muito menos, não faça todo o trabalho sozinho. Mas sim, deixe claramente aberto aonde você quer chegar, qual o propósito do que estamos fazendo e então faça-os desejarem ardentemente a imensidão do oceano, junto com você. Diga o porquê das coisas. Assim, quando ou se um dia você não estiver mais com eles, estes terão aprendido o que fazer e continuarão seguindo aquilo que você ensinou. Estes seus ensinamentos não estão ligados em como realizar as coisas (como montar um sistema, como agir em determinadas situações), mas sim, estes seus ensinamentos estão ligados em valores, filosofias e doutrinas que você outorgou a eles. É isto o que fará a diferença no presente e principalmente no futuro!
Liderar sem tocar é fazer o seu liderado aprender na prática, sem que você tenha falado em COMO se tem que fazer. Para isso, o que você precisa se habituar em fazer é em: dar oportunidade dele para realizar, experimentar e errar; dar a ele apenas o norte das coisas. Quer ser um líder marcante? Não apenas gerencie, mas capacite a todos, em suas funções. Isto não é difícil. Desejo aqui provocar reflexão pelo assunto e que você faça a sua versão desse contexto. Pense e correlacione as coisas. Assim terei cumprido minha missão, e que tenhamos todos um bom trabalho!
Glauber Destro
Jornalista PS.: Não deixe de me seguir e de adicionar seu email para acompanhar o Blog!
Muito bom!
ResponderExcluir