Forças de segurança invadem aula de estudos bíblicos

No Turcomenistão, um país da Ásia Central, uma igreja protestante pentecostal enfrentou um fim de semana tenso. No sábado, dia 10 de maio, os membros da congregação foram ameaçados de perderem o registro da igreja. O "alerta" ocorreu quase um mês depois das autoridades invadirem uma aula de estudos bíblicos em um apartamento privado na capital do país.

Cerca de dez funcionários representando o Departamento para Assuntos Religiosos local, a polícia secreta, o Ministério da Justiça e o Ministério de Impostos e Taxas invadiram a aula de estudos bíblicos da Igreja Protestante Graça Maior no dia 11 de abril.

Eles queriam descobrir quantas pessoas havia no local e quem assistia as aulas, além de ver "se tudo estava em ordem e de acordo com os documentos da igreja".

O pastor da Igreja foi advertido para o fato de que a igreja não tinha permissão para ensinar seus próprios membros, pois necessita do aval do Comitê para Assuntos Religiosos do governo. Depois de tais advertências, ele foi informado de que pode "perder a inscrição da igreja, tornando todos os seus atos ilegais". A Igreja pede oração.


 

Organização vietnamita denuncia a perseguição religiosa no país


 

A organização "Human Rights Watch" denunciou no dia 9 de maio que dezenas de pessoas estão presas no Vietnã por motivos religiosos. Ela exigiu das autoridades que ponham fim à perseguição de cristãos e fiéis de outras confissões.

A vice-diretora da Organização para a região da Ásia e Pacífico, Elaine Pearson, destacou que todos os países-membros da ONU devem respeitar a liberdade de credo e acrescentou que "o Vietnã, que é membro do Conselho de Segurança, deveria dar o exemplo".

A igreja vietnamita ocupa uma pequena posição no país, abrangendo cerca de oito milhões de pessoas ou 10 por cento da população. Desse total, mais de seis milhões são católicos.


 

Belo Horizonte recebe de novo congresso missionário

De 22 a 24 de maio, a organização Médicos de Cristo fará o Congresso Evangélico Nacional de Profissionais da Saúde 2008. O local do evento será no SESC de Venda Nova, na capital mineira.

Com o tema "Saúde integral para todos: Direito e Missão", o evento espera receber profissionais que lidam com todo o processo de promoção da saúde, entre eles profissionais e estudantes que atuam em hospitais e clínicas de saúde, missionários de tempo integral, capelães hospitalares, pessoas que evangelizam e dão assistência em hospitais, além de líderes de igrejas e pastores.

O congresso procura compreender o papel de missões na área da saúde, utilizando a exposição a conceitos bíblico-cristãos de atenção à saúde de forma global, a compreensão do ser humano integral na promoção da saúde, a importância das decisões éticas no dia-a-dia de profissionais cristãos e um melhor entendimento dos paradigmas da atenção à saúde de pessoas carentes no mundo atual.

Pastor deixa a prisão após cumprir pena por falsa acusação

Na Indonésia, o pastor Abraham Bentar reencontrou sua família no último dia 27 de abril, depois de completar dois terços da pena de quatro anos e meio de prisão. Ele foi condenado por blasfemar contra o profeta Maomé depois que um grupo de muçulmanos o atacou em Java Ocidental, no dia 9 de março 2006.

Enquanto ele se dirigia para visitar uns parentes, um grupo de extremistas muçulmanos o espancou, passou com um furgão por cima dele, roubou e queimou seus pertences. A polícia chegou no momento em que o grupo dizia que iria queimá-lo vivo.

Abraham foi detido por motivos de segurança na delegacia e transferido para a prisão local, depois de ser acusado de blasfemar contra o profeta Maomé e receber sua sentença de prisão. Ele sempre negou a acusação.

Enquanto o pastor Bentar esteve preso, a esposa dele recebeu mais de 10 mil cartas e fotografias de irmãos ao redor do mundo que estavam orando pelo casal. 

A direção espiritual da Europa necessita de mudança, dizem líderes da igreja

Líderes Cristãos de 20 nações Européias reúnem-se este mês para desenvolverem estratégias para mudar a direção espiritual da Europa.


 

Desiludidos com o atual clima espiritual, os líderes Cristãos do Conselho de Liderança Estratégica em Málaga, Espanha, planejam programar, em longo prazo, uma reforma espiritual em toda a Europa.


 

O Presidente do Conselho de Liderança Estratégica, Mal Fletcher, diz que os líderes da Igreja Européia estão a formular planos para se tornarem mais influentes nas suas comunidades.


 

O plano é reposicionar a Igreja como um centro de influência na cultura Européia durante os próximos 10 anos.


 

Fonte: Diário Cristão

Adaptado por Glauber Destro

Muçulmanos serão mais numerosos do que os cristãos praticantes


 

O número de cristãos praticantes na Grã-Bretanha tem caído tanto que dentro de uma geração será inferior ao dos muçulmanos praticantes, revelou um relatório sobre as tendências religiosas divulgado na última quinta-feira em Londres.

Em 2050, a Grã-Bretanha terá 2 milhões e 660 mil muçulmanos praticantes, número três vezes maior que o de cristãos praticantes.

O estudo, baseado no comparecimento a todas as igrejas ou templos religiosos na Grã-Bretanha, explica que atualmente quase quatro milhões de pessoas vão pelo menos uma vez ao mês à Igreja, seja anglicana, católica ou de outras denominações, e que este número cairá a 899 mil em uma geração.

Fonte: Underground

Adaptado por Glauber Destro

Na Índia, médico é agredido após socorrer cristãos que foram espancados


 

Depois de um ataque de extremistas hindus a cinco cristãos em uma residência, no dia 22 de fevereiro, na cidade de Balaghat, em Madhya Pradesh, o novo presidente eleito da Associação Cristã de Balaghat, que é médico, foi espancado por prover ajuda às vítimas.

Membros do grupo extremista são suspeitos do ataque contra o médico e líder cristão, porque ele forneceu ajuda legal, física e administrativa aos cristãos que foram arrastados depois de participarem de um encontro cristão e espancados com varas de bambu, paus e bastões.

O ataque ao doutor parece ter sido calculado para que ele não tivesse feridas aparentes.


 

Um pastor declarou que a polícia local ainda não fez nada, mas uma investigação foi aberta contra os agressores.


 

Fonte: Portas Abertas

Adaptado por Glauber Destro

Estudantes encontrados com Bíblia e vídeo cristão são presos


 

Dez estudantes da Coréia do Norte foram investigados e presos porque leram a Bíblia e assistiram a um vídeo sobre temas bíblicos.

De acordo com a emissora de rádio "Libertem a Coréia do Norte", a informação veio do senhor Jung, ex-vice-presidente de uma Companhia, assim que ele conseguiu fugir para a China a fim de evitar sua captura pela Agência de Segurança Nacional.

A rádio informou ainda que a maioria dos estudantes presos compartilharam a Bíblia e os vídeos com os amigos. Eles também distribuíram o material para outras faculdades em outras cidades antes de serem presos.


 

Fonte: Voz dos Mártires

Adaptado por Glauber Destro

A ÚLTIMA PALAVRA

O vento estava cada vez mais forte. Lá não havia meteorologistas, nem previsões. Toda a areia começava a subir até virar uma tempestade. Os 38 estavam separados em dois caminhões velhos cedidos pelo exército francês, que eles renovaram e adaptaram para moradia. Ali seria a habitação nessa viagem ao Deserto do Saara. Já haviam passado por muitas atribulações e algumas conquistas, e agora eles iriam enfrentar outra coisa. Um ciclone. Não podiam fazer nada senão se protegerem dentro do caminhão. O ciclone se aproximou de um dos caminhões e o levantou. O caminhão poderia ser levado facilmente para muitos metros distante dali, mas não foi isso o que aconteceu. Milagrosamente – e esta é a melhor palavra para isto – o caminhão voltou ao chão sem nenhum dano. O ciclone foi embora e a areia abaixou.

Eles saíram do caminhão. Olharam em volta e depois um para o outro. Não acreditavam no que acabara de acontecer. Naquele momento tiveram a certeza. Deus pôs a sua mão naquele caminhão e o baixou. Eles não estavam lá à toa.

O calor era intenso. A forma de vida para sobreviver era muito mais do que uma aventura. Tudo o que eles tinham era de fundo comum, tudo era utilizado por todos, até a escova de dente. O banho era com apenas um litro de água numa garrafa da Coca-Cola para cada um. No entanto, o banho não adiantava muito, pois logo vinha outra tempestade de areia.

Ainda estavam por vir os campos minados. Num dos dias eles tiveram que parar os caminhões. Não podiam mais se mover para nenhum lado. Entraram no terreno proibido, no campo minado. Agora tinham que esperar resgate de alguém do exército. Além deles, outros esperavam. Eram americanos, franceses, gente de vários países na mesma situação. Até um grupo que participaria de uma corrida de rally. Os 38 estavam fora do caminhão, numa pequena área, e queriam fazer algo. Pegaram os violões e começaram a cantar alguns cânticos. Pouco a pouco, as pessoas foram se juntando a eles. Naquela hora, as minas pareciam não existir mais. Até que muitos estavam lá. Todos queriam saber quem eram esses loucos que estavam cantando no meio do deserto, que músicas eram aquelas e de onde eles vieram.

É o Projeto Radical. 38 pessoas que renunciaram há dois anos atrás suas próprias vidas e conforto para fazerem Cristo conhecido entre povos, raças, tribos e nações. Esta equipe é composta de pessoas de quatro países diferentes: Paraguai, Venezuela, Brasil e EUA. São igrejas evangélicas, todas com o único objetivo de anunciar a salvação e obedecer a Grande Comissão!

Um desafio radical. São mais de 2 bilhões de pessoas sem acesso ao Evangelho. Existem ainda oito mil povos sem o conhecimento de Cristo. Mais de 4.100 línguas sem a tradução das Escrituras Sagradas. Os participantes do Projeto Radical têm o desafio de viver entre os mais pobres do mundo, entrar em países fechados ao Evangelho e compartilhar o amor de Cristo.

O que eles foram fazer ali no meio do Deserto do Saara? Para eles, era o que Deus queria que fizessem. Foram lá para orarem pelas nações. Foram 42 dias e nesse período eles passaram por muitas atribulações. As tempestades de areia foram muitas. E os ciclones. O que levantou um dos caminhões foi o primeiro, ainda enfrentariam um segundo.

Após o tempo no deserto, eles se separaram. Cada grupo foi para um país da África. Agora era fazer o que tinha de ser feito.


Rumo a Níger

Uma equipe de oito pessoas foi para Níger (oeste africano). Um país que fala francês, formado por diferentes grupos étnicos: 53% Haussa, 21% Djerma, 10% Fulbe e 9% Tuaregh. O clima é desértico, árido, e as religiões predominantes são Budismo, Indu, Islamismo.

Laurisete, uma das 38 pessoas do Projeto Radical, era uma das integrantes do grupo de Níger.

Laurisete Moreira Marques, 33 anos, baiana. Conheceu o evangelho aos 12 anos e aos 13 quis ser missionária, para falar de Cristo. "Sempre fui muito aventureira", disse ela. A missionária fala português, francês e vários dialetos africanos. Já foi para o Paraguai, Inglaterra, França, Marrocos e para o Deserto do Saara. Ela e sua equipe (sempre em equipe) viram países totalmente diferentes do mundo ocidental, "países que estão em trevas", afirmou Laurisete.

Em Níger o calor também é intenso. Para dormir, Laurisete tem que molhar o colchão várias vezes durante a noite, que ficam no chão, em baixo de mosqueteiros, por causa das moscas. Tinham muitos lugares com milhares de moscas. "Porque tem um demônio chamado Belzebu, que significa 'Senhor' das moscas", disse Laurisete. É ele quem faz acontecer isto.

Lá, os homens podem pegar qualquer mulher e fazer dela sua esposa e vários quiseram casar com Laurisete e não foi fácil sair dessa. Suas amigas tiveram que puxá-la a força e dizer que ela era uma estrangeira, pois se não fosse, nada poderia os impedir de ficar com ela. Viu moças com ouro nas orelhas, furos nos lábios, tudo para ficarem bonitas. Viu de perto a circuncisão feminina em meninas de três anos. A intervenção é feita com facas ou giletes muitas vezes enferrujadas – não há o menor cuidado e a Aids rola a solta. Depois deixam-nas fora de casa, no mato, durante uma semana, até que o sangramento cesse sozinho. Para eles, a mulher menstruada, grávida, sangrando, é sinônimo de impureza. Ela está suja e não deve entrar em casa. Enquanto isso, quando nasce um filho homem, no sétimo dia, os homens o seguram, falam palavras do ritual que ninguém entende e nisso vão cortando todo o seu corpo, depois o colocam de cabeça para baixo para o chefe da tribo escolher um nome ao recém-nascido. Quase todas as tribos do país cultivam esses hábitos.

Laurisete viu homem casado com macaca por acreditar que a macaca era a encarnação de sua ex-mulher. Os sacerdotes falam, eles acreditam.

Viu de perto urubus próximos a bebês abandonados, doentes, fracos, esperando morrerem para...

Em muitos momentos ela olhou para os lados e só o que viu foi muita miséria, fome, tristeza, e um povo perdido, cheio de costumes e superstições.

Se não é um ciclone para acabar com os pequenos povoados de Níger, com certeza são os gafanhotos. Todos os anos os gafanhotos vêm e destróem as plantações de muitos povos e tudo o que eles tem. O único alimento que esses povos teriam é um grão chamado milhete. No Brasil este milhete é usado como ração de gado.

Na cultura islã, as mulheres apanham muito do seu marido e da sogra. A mulher não pode olhar para nenhum homem senão seu marido. Os animais são tratados melhores que as mulheres. Na hora de comer, primeiro são os homens, depois as crianças, se sobrar, as mulheres comem.

Lauri já teve que comer gafanhotos em Marrocos, lagartas fritas com o chefe da tribo, peixe podre numa visita a uma família, e não podia recusar, senão seria um desacato. Ela comeu carne e leite de camelo e cabra dos tuareghs (significa Esquecidos por Deus). Eles eram cristãos, mas o islamismo chegou até eles e eles abandonaram o Cristianismo. Eles são um povo nômade e guerreiro. Em todos os seus objetos há cruzes. Recentemente, eles tem tido sonhos com Deus, e um sonho específico: que Deus falou pra eles que o "livro" (no caso, seria a Bíblia) está pronto, mas eles estão aguardando tradutores.

Lauri também teve um sonho. Sonhou que havia uma mulher em cima de um monte, olhando para ela e com a mão estendida chamava-a. Lauri então foi até ela, de lá dava para ver muitas aldeias. E a mulher disse: "Está vendo? Todos aqui nunca ouviram falar do seu Ala (Deus). E nós estamos esperando por vocês." E um dia em Níger, Lauri e algumas de seu grupo foram visitar umas tribos. Chegando lá, ela viu uma mulher que a chamava, igual ao sonho. Logo lembrou do sonho que tivera há tempos. Era a mesma mulher. E lá de cima a mulher falou igual como estava no sonho. E Lauri chorou. Viu o quanto Deus trabalha e quantas pessoas precisam dele mas não há quem fale. "Você já viu alguém possesso?" Lauri contou uma de suas experiências que teve naquelas tribos. "Vocês não sabem o que é ver uma tribo inteira na sua frente possessa pelos demônios."

Perigo? Eles preferem serem presos ou até mesmo mortos a estarem em casa sem pregarem sobre Jesus. Medo? "O verdadeiro amor faz agente esquecer de todo o medo", falou Lauri sobre Deus que os capacita.

Eles não ligam para o dinheiro. Para eles, Deus provê em tudo o que eles precisam, e pelo visto até hoje ele não os deixou.

Lauri e seu grupo ficaram um ano e oito meses no Níger. Lá, ela não foi só missionária, também foi médica, parteira, professora e fez muitas outras coisas. "Vendo que eles são tão desinformados, nós descobrimos o quanto sabemos", respondeu ela.

Hoje ela está a seis anos na Missão Horizontes e não mais no Projeto Radical. Agora está se preparando para ir a Israel.

Lauri contou tudo isto e mais, na Igreja Evangélica Livre em Santo André. Foram 50 jovens e adolescentes que dormiram lá, entre o dia 1 e 2 de novembro de 2005. No fim das mensagens, alguns choravam, outros comentavam o que ouviram, outros ainda estavam pensativos, e outros sentiam uma paz e ao mesmo tempo um certo medo, parecia que havia uma chama dentro deles e que eles não sabiam explicar senão o poder de Deus. A sensação parecia ser de outro mundo, eles se abraçavam. Todos saíram diferentes de quando entraram. Olharão sempre o mundo com outros olhos. E nunca mais serão os mesmos.

E por fim, Laurisete deixou bem claro: "Porque nós podemos fazer vários planos para as nossas vidas, mas, a última palavra, é sempre a de DEUS."

Glauber Destro de Souza

O que fazemos com a Bíblia?

Ainda hoje encontramos países que possuem uma escassez muito grande de Bíblias. Na China, por exemplo, a busca pela Palavra de Deus é enorme. O que acaba acontecendo são casos como esse: o proprietário de uma livraria em Beijing, Pequim, foi preso novamente por publicar Bíblias e literatura cristã ilegalmente. Também, na Itália, um casal de missionários contou como famílias os receberam com tanta cordialidade e vontade de conhecer a Palavra do Senhor, estudando sobre a autoridade da Palavra de Deus.

Nestes e em tantos outros lugares, faltam Bíblias, literatura cristã e cristãos que ensinem a Palavra. Nesses lugares, a necessidade e a vontade pela Palavra supera qualquer desafios, barreiras ou grandes obstáculos – constantemente ocorrem contrabandos de Bíblias a relatos de até transcrevê-la manualmente. Agora, e como ficamos com isso? Onde ficamos nessa história? Ou melhor, fazemos parte de alguma história cristã?

Nos países livres, como Brasil e EUA, o excesso de Bíblias supera até o número de habitantes. Infelizmente, notícias mostram que a maioria dos “cristãos”, além de ter mais de uma Bíblia, ainda chega a passar dois meses sem lê-la. E é isso o que não pode acontecer!

Enquanto temos a Palavra, outros não têm e gostariam muito de tê-la. Estes reconhecem a importância que ela trás. O que não pode acontecer é ficarmos inertes quanto à leitura e prática da Palavra. Se não a deixarmos ser útil a nós devemos pelo menos dá-la e assim deixá-la ser útil a quem precisa. Além do mais, sempre há alguém próximo de que precisa e gostaria muito de ganhá-la.

Agora chegou sua vez de tomar uma decisão. Pense bem: chegou a hora de você estudar e praticar a sua Bíblia, ou dá-la a alguém, ou dar uma de suas Bíblias a quem não tem? A questão é: alguma coisa eu e você devemos fazer! O que Deus quer é que a Palavra transforme vidas, e não que vire pó. Senão, quem vai virar pó serão outros. Falando nisso: Iai, onde está sua Bíblia? Quando foi a última vez que você a abriu???

Glauber Destro

Cristã clama por ajuda à Myanmar

Segue abaixo uma mensagem recebida de uma irmã que mora em Yangon - Myanmar, que foi devastado por ciclone Nargis. Ela só pôde enviar notícias porque está numa conferência em Bangkok e recebeu um único telefonema da família que conseguiu conexão de linha telefônica. Como vêem, não é permitida a entrada de ajuda estrangeira, principalmente de cristãos. OREM!

"Caros irmãos,

As suas orações e preocupações são muito necessárias. Peço humildemente que orem por Myanmar nessa hora de dificuldade. Foi declarado o estado de emergência em algumas regiões do país que foram atingidas pelo Ciclone Nargis ontem a noite. Rangoon (Yangon) foi totalmente devastado. No momento não há água, nem luz, nem telefone. Todas as linhas telefônicas foram danificadas, os postes elétricos achatados, 85% das árvores caíram, tetos de zinco voaram para as ruas. As pessoas não puderam sair. Não sabemos quando o aeroporto internacional será reaberto.Continuemos a orar para que:- As pessoas mantenham a tranquilidade e possam receber ajuda e socorro;
- As igrejas possam tomar iniciativa para ajudar o povo;- Nosso governo ceda para aceitar ajuda internacional, e que permita as igrejas para ajudar a população que necessitam de socorro. Estou muito, muito entristecida que não podemos ajudar o nosso próprio povo por causa da proibição;- O socorro seja rápido para ajudar os que precisam, que não seja bloqueado por nenhuma razão;- Os que tem possam compartilhar com os que necessitam;- As pessoas se arrependam dos seus pecados e se convertam ao Senhor;- Os filhos de Deus abram os seus olhos para ver a necessidade de forma integral e a preencham demonstrando o amor e cuidados do Senhor;- Possamos discernir e compreender o que o Senhor está querendo mostrar através desta situação;- As nossas orações sejam respondidas conforme a boa vontade do Senhor para os povos deste mundo;- A compaixão e glória do Senhor seja vista pelo povo que O rejeitou e que precisa dEle desesperadamente.
Elevem o nosso povo nas suas orações a Deus. O meu coração está enlutado enquanto escrevo.
Que as suas intercessões sejam respondidas e o nosso povo encontre socorro de forma integral."

Charity
 
Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?