Há tempos atrás, aprendi a fábula de Esopo sobre a Galinha dos Ovos de Ouro. Com esta história podemos aprender muitas coisas relacionadas às finanças, principalmente ao ato de poupar. Mas se pensarmos mais, podemos relacionar esta história à outras razões, por isso estou passando a vocês.
"A fábula conta a história de um pobre fazendeiro que um dia descobre no ninho de sua galinha preferida um reluzente ovo de ouro. No início, ele desconfia de algum tipo de brincadeira. Mas, no momento em que vai jogar o ovo fora, pensa melhor e o leva para ser avaliado.
O ovo era de ouro maciço! O fazendeiro não consegue acreditar em sua sorte. Fica ainda mais surpreso no dia seguinte, quando o fenômeno se repete. Dia após dia, ele se levanta e corre para o galinheiro para apanhar mais um ovo de ouro. Ele acaba ficando rico, e mal podia acreditar em tanta sorte.
Junto com a fortuna, porém, vieram a cobiça e a impaciência. Os olhos do fazendeiro já começaram a crescer. Incapaz de esperar pelo ovo de ouro de cada dia, o fazendeiro decide matar a galinha e pegar todos os ovos de uma só vez. Mas quando abre a ave, descobre que não havia nada dentro dela. Mais nenhum ovo de ouro. E agora não havia mais meio de consegui-los. O fazendeiro destruíra a galinha que os produzia."
Moral: quem tudo quer, tudo perde.
À principio, usar todo o ouro que temos parece ser a solução para os nossos problemas. Mal vemos que, com isso, acabamos criando um novo problema. Acabar com nossa galinha de Ovos de Ouro é muito fácil e à primeira vista, nos parece muito bom, mas devemos tomar muito cuidado para não perdermos tudo.
Nosso meio trabalhador mais importante é a Capacidade de Ganhar. Se não investimos continuamente na melhoria de nossa própria Capacidade de Produção, limitamos drasticamente nossas opções. Espero que cada um de nós encontre os seus próprios ovos de ouros e aprenda a cuidar bem deles.
Glauber Destro
glauber_destro@hotmail.com
Nenhum comentário: