Um mundo sem super heróis

Se existissem super heróis, existiria parcialidade entre os homens. Mas no fundo não há, somos todos iguais, pois temos os mesmos direitos, o mesmo poder de voz, a mesma força ou limites - ou ao menos deveríamos. Por isso alguém levantar-se dizendo ser o próximo super herói que vai salvar o mundo, isso não existe. Ele não vai conseguir.

Super heróis somos todos nós juntos. Super heróis aparecem quando juntos colocamos a mão na massa e fazemos a diferença na sociedade, solucionando os problemas. Quem já se acha super, já está derrotado. Quem se acha igual a todos, ou seja, nem superior nem inferior, está prestes a se tornar um herói, se se aliar com os demais que também pensam assim.

Glauber Destro

Mudança de paradigmas

De era em era é necessária uma mudança na nossa concepção de vida cristã, pois tradicionalizamos muito as coisas, ofuscando cada vez mais o cerne e propósito da vida. Por isso em cada era em que a religião se é fundamentada e vista como única, é necessário iniciar uma mudança. Por exemplo:

Na era de Cristo predominava a religião judaica. Os discípulos de Jesus saíram de seus trabalhos, estilo de vida, modo de fazer religião, e passaram a seguir somente cristo, iniciando uma revolução e mudança de paradigmas. 

No período de Lutero, a igreja católica predominava. Lutero passou a voltar ao discipulado com Jesus, apenas Jesus, deixando para trás as doutrinas e tradições católicas. Ele teve que sair de seu estilo de vida e retornar aos ensinamentos de Cristo, bem como Jesus fez com seus discípulos. 

Quando percebemos que é tempo de mudar?
- quando a graça de Deus se torna "barata"
- quando o legalismo toma conta
- quando tradições nos cegam, deixando-nos sem compreender o real propósito ou estilo de vida
- quando dizemos donos da verdade
- quando a instituição da religião passa a ter mais valor que o simples discipulado e vida com Cristo
- quando discipulamos os costumes da religião que criamos, em vez de discipularmos a Cristo

Nós homens somos profissionais em conceituar as coisas, em tradicionalizar, em teriotizar, em pragmatizar, em fundamentar as coisas, ou seja, em ofuscar inocente e naturalmente o estilo de vida que Cristo nos propõem. Por isso, refletirmos entre nossas práticas com as práticas de Cristo, sempre convém de tempo em tempo. 

Glauber Destro

Jovens Globalizados

     Hoje estamos num mundo tão globalizado que não dá mais para ficar indiferente entre um conflito entre dois países ou qualquer crueldade em qualquer lugar desse mundo. Vermos pessoas sem refúgio ou recursos, sem direitos humanos ou até mesmo morrendo não é mais algo especifico para o seu respectivo país, mas uma luta de todos, principalmente os jovens. Isso se chama mundo globalizado, e tem seus beneficios!
A tendência é que em cada ação desumana tomada por alguém no mundo, este deverá prestar contas por conta das tantas manifestações mundo a fora, de jovens e entidades lutando pelos direitos humanos de todos.
      Que lutas deveriamos combater? Lutar ainda apenas pelos nossos próprios direitos é egocentrismo. Lutar apenas pelos direitos de uma única nação, sem relevar os outros, é nacionalismo e parcialidade ou favoritismo. A lição é que sejamos e cresçamos de modo mais horizontal do que vertical. 
        O que é prosperidade? Não é ver que você e tudo o que há ao seu redor estão bem; é ver que tudo o que está ao redor do mundo está bem com o necessário. Prosperidade não é receber para então dar, mas dar para receber. Prosperidade é ajudar sempre no que for necessário, não no que for secundário, ou com segundas intenções ou para o seu auto proveito. Quem almeja paz não pensa em si, mas em todos os homens e o homem todo.
Essa geração de globalizados nos permite ver instantaneamente o que está acontecendo no mundo todo, nos permite dialogar vendo o que fazer para solucionar os problemas e nos permite mobilizar as coisas para que tudo seja feito a tempo. Temos redes sociais. Temos provas. Temos meios. Temos o diálogo. Temos voz. Somos muitos! Do que mais eu e você precisamos?
Devemos olhar além das fronteiras, sendo pessoas que se comprometam enquanto cidadãos globais. Devemos ter uma visão global, compartilhar ideias globais. Desafios globais como mudanças climáticas, crises alimentares, escassez de água e energia, saúde global, fome, conflitos e violência deveriam fazer parte das nossas lutas.
Frente a essas questões, o mundo - em particular os jovens globalizados - se levanta para enfrentar os maus que ainda nos assediam, através do diálogo, do apoio e do amor àqueles que não estão sendo amados por alguém; alguém a começar por mim. E voce?

Glauber Destro

      E aqui vão dois videos discutindo um pouco desse tema. Vale a pena ver e começar a compartilhar!






Glauber Destro
Jornalista
PS.: Não deixe de me seguir e de adicionar seu email para acompanhar o Blog!
 
Líder, não espere total aprovação dos outros Qual sua reação quando falam mal de você? Você corre atrás e discute? Atende às vontades dos outros? Tenta se livrar de qualquer forma e limpar seu nome? Afinal, que tipo de líder é você?
Leader, non aspettare la piena approvazione degli altri Qual è la tua reazione quando qualcuno parla male di te? Ti metti a discutere? Ascolti ciò che dicono gli altri? Eviti di essere formalista e ci tieni al tuo nome? Allora, che tipo di leader sei?
Leader, do not expect full approval of the others What is your reaction when people say bad things about you? You run back and discuss? Meets the desires of others? Attempts to get rid of this situation in any way and clear your name? After all, what kind of leader are you?